quinta-feira, 18 de junho de 2015

Matrículas para haitianos


Segue matéria publicada no jornal Diário Catarinense no dia 18/6/2015

Haitianos poderão dar continuidade ao ensino fundamental e médio em Florianópolis
Centro de Educação de Jovens e Adultos abre matrículas no fim de junhova de haitianos ocorreu a partir do dia 25 de maio, quando eles no g
Luis Antonio Hangai
Os haitianos que enfrentam dificuldades com a língua portuguesa e que pretendem concluir o ensino fundamental e médio terão uma nova oportunidade para dar continuidade aos estudos em Florianópolis. Nos dias 29 e 30 deste mês, entre as 18h e 20h, o Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) na Capital estará com matrículas abertas para um curso gratuito voltado aos estrangeiros.
Ao todo serão oferecidas 20 vagas, a serem preenchidas pelos primeiros que se inscreverem. É preciso ter 15 anos ou mais e apresentar cópias de comprovante de residência, carteira de identidade, CPF e duas fotos 2x2.  
Segundo a diretora do CEJA, Suyane Antunes, o curso equivale aos quatro primeiros anos do ensino fundamental. Serão ministradas aula de Português, Matemática, Artes, História e Geografia. O tempo médio de duração desta etapa de nivelamento é de um ano e meio, mas o estudante pode optar por antecipar as provas finais e saltar para as próximas fases até concluir o ensino médio na instituição.
O curso é uma iniciativa do Ceja em conjunto com a Associação Kay Pa Nou, que ajuda no acolhimento de imigrantes do Haiti na Grande Florianópolis. O haitiano Clarens Chery, que coordena a entidade, diz ter se formado pela instituição e que, com o diploma de ensino médio brasileiro, conseguiu ingressar numa faculdade de Direito recentemente.
– É um curso para abrir portas, para que o haitiano possa prosseguir nos estudos e conseguir documentação necessária para entrar na faculdade ou fazer um curso técnico. Nossa luta é para que o haitiano possa estudar, se especializar, e não que ele seja visto apenas como mão de obra para trabalhos braçais – diz Chery.
Santa Catarina tem sido um dos principais destinos procurado pelos haitianos. Segundo dados da Secretaria De Estado de Assistência Social, desde o dia 
25 de maio, nove ônibus com 144 imigrantes caribenhos passaram por Florianópolis. Destes, 24 permaneceram na Capital.           
SERVIÇO:
Turma específica para imigrante haitiano
Matrícula: dia 29 e 30 de junho, das 18h às 20h
Onde:CEJA Florianópolis,R. General Bittencourt, nº 234
Telefone: 3665.5638/3665.5637


Nenhum comentário:

Postar um comentário